top of page
scientist-researcher-doctor-analyzing-genetic-mutation-test-using-tablet-while-her-collegu

Notícias

UMA NOTÍCIA ORIENTADA A DADOS

Incidência do Cancro da Próstata alcança níveis preocupantes no Mundo e em Portugal

Fact-Checking

O Cancro da Próstata é uma doença que só atinge idosos? Especialistas avaliam esta questão.

Embora o cancro da próstata seja mais comum após os 50 anos, especialistas destacam que outros fatores de risco podem antecipar o seu surgimento. Descubra o que dizem os dados e a importância do diagnóstico precoce em todas as idades.
homem-no-medico.jpg
Fonte: Freepik
O cancro da próstata é uma doença frequentemente associada a homens em idade avançada, sendo um dos diagnósticos mais comuns após os 50 anos. A afirmação de que se trata exclusivamente de uma "doença do idoso" é amplamente difundida, mas será que isso reflete a realidade médica? Nesta notícia, exploramos os dados científicos e as opiniões de especialistas em Portugal para verificar se o cancro da próstata é restrito à terceira idade ou se outros fatores de risco e faixas etárias também devem estar em alerta. A resposta pode surpreender, revelando a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce para todas as idades.
O Dr. Pedro Soares, médico especialista em urologia geral do Hospital da Luz, compreende que esta afirmação não é totalmente verdadeira. Embora o risco de desenvolvimento do cancro da próstata aumente de forma significativa após os 50 anos de idade, o médico afirma que esta doença também pode surgir em idades mais jovens e até de forma hereditária, sendo estes os doentes que mais beneficiam das opções terapêuticas com o objetivo curativo.
Para o jornal O Setubalense, o Dr. Pedro Soares aponta que, de acordo com os dados da Globocan em 2018, foram diagnosticados em Portugal 6609 novos casos de cancro da próstata e morreram 1879 doentes. Este é o quarto tumor com maior mortalidade em Portugal e o mais frequente nos homens. “Falar de números em Portugal é sempre colocar o dedo na ferida. Funcionamos muito com a subjetividade daquilo que nos toca à porta. Não podemos, no entanto, deixar de ter a percepção, o conhecimento, de que no Top 5 de doenças oncológicas a urologia ocupa dois lugares, quase três, como costumo dizer. [...] São eles o tumor da próstata, o segundo mais frequente no homem, e que se perspectiva que, tendo em conta a progressão que tem vindo a acontecer, se torne o primeiro, o tumor da bexiga e o tumor do rim, com taxas de incidência cada vez maiores”, afirma o médico Pedro Soares.
O cancro da próstata cada vez afeta mais homens em Portugal, tornando-se uma das doenças mais propícias no país, como aponta um estudo organizado pela International Agency for Research on Cancer, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas, este permanece sendo um assunto não muito abordado pela sociedade ou os canais mediáticos, no geral, gerando até uma falta de informação para as pessoas que estão a passar pela situação. O urologista Pedro Soares prevê um aumento da doença devido à progressão que está a ter, podendo ainda, vir a ocupar o primeiro lugar juntamente com o tumor da bexiga e do rim, devido às taxas de incidência que têm sido cada vez maiores.
logo cp (5)-02.png
Legenda: A informação exige um detalhamento para contextualizá-la. 
Realizada toda a análise da informação exposta acerca deste mito é possível afirmar que esta frase não é totalmente verdadeira. Embora o risco de desenvolvimento seja mais propício aos 50 anos de idade, os jovens não se encontram livres deste problema, visto que este tem tomado grandes proporções, precisando assim, ser tomada a devida atenção e prevenção por parte de todos os homens independentemente da idade. A afirmação de que “O Cancro de Próstata é uma doença que só atinge idosos” é uma informação que pode causar equívoco quando não bem contextualizada.
bottom of page