top of page
copy-space-medicine-sign.jpg

Cancro da Próstata

O que é?

O cancro da próstata é um tumor maligno que afecta a próstata, uma glândula exclusivamente masculina localizada logo abaixo da bexiga e que envolve a uretra – o canal por onde a urina é eliminada do corpo. É uma das neoplasias mais comuns nos homens, sendo a segunda principal causa de morte por cancro na população masculina.

Este tipo de cancro caracteriza-se por um desenvolvimento muitas vezes silencioso. Na maioria dos casos, os doentes não apresentam sintomas durante a progressão inicial do tumor, e as manifestações clínicas surgem apenas em fases mais avançadas da doença. O cancro da próstata resulta de alterações nas células glandulares. Em condições normais, as células crescem, dividem-se e são substituídas por novas quando envelhecem ou se danificam. Este processo assegura o equilíbrio saudável do tecido. No entanto, no caso de cancro, este mecanismo é perturbado.

Por razões ainda não completamente esclarecidas, algumas células tornam-se anómalas devido a alterações ou mutações no seu ADN. Estas células passam a multiplicar-se de forma descontrolada e mais rapidamente do que as células normais da próstata. Simultaneamente, células antigas ou danificadas deixam de ser eliminadas, acumulando-se no órgão e formando um tumor.

problema-cancro-prostata.jpg

Fonte: Instituto da Próstata

Causas do Cancro da Próstata

O cancro de próstata é um dos tipos de cancro mais diagnoticados em todo mundo, tendo alguns factores de risco que aumentam a probabilidade de sofrer a doença, entre eles:
idoso.jpg

Idade Avançada

Homens com mais de 50 anos têm maior risco de desenvolver esta doença.

familia.jpg

Histórico Familiar

O risco é superior se um familiar próximo (como o pai, um irmão ou um tio) teve cancro da próstata.

rosto.webp

Origem Étnica

Este tumor é mais frequente em pessoas de raça negra.

46546dc5-3b17-488e-92ae-269cab4cb454.jpg

Testosterona

A degeneração e a multiplicação descontrolada das células da próstata estão relacionadas com a testosterona, a principal hormona masculina.

Tipos de Cancro da Próstata

Nem sempre o aumento de volume da próstata é causado por um cancro. Em muitos casos, esse aumento é benigno. Isso significa que a condição não é tão agressiva e apresenta um risco significativamente menor para a vida do doente. Nestes casos, o tratamento é geralmente menos invasivo e envolve um menor risco de complicações ou sequelas.

Por outro lado, os tumores malignos, como o cancro da próstata, podem crescer de forma local, invadindo tecidos e órgãos próximos, ou disseminar-se para outras partes do organismo através da formação de metástases.

No caso do cancro da próstata, ambos os comportamentos podem ocorrer:

Crescimento local invasivo

Sem um diagnóstico precoce, as células cancerígenas podem proliferar, ultrapassando os limites da próstata e atingindo órgãos adjacentes.

Metastização

Algumas células malignas podem destacar-se do tumor primário, deslocar-se pelo sistema linfático ou pela corrente sanguínea e formar novos tumores em órgãos distantes. Este processo é conhecido como metastização.

Sintomas do Cancro da Próstata

O cancro da próstata pode ser assintomático durante anos, entretanto existem alguns indícios que levam a suspeita do tumor. Os sintomas dependem do estádio de evolução do cancro.

Sintomas de Esvaziamento - manifestam-se através de:

  • Jacto urinário fraco e/ou fino;

  • Interrupção do jacto (não urinar tudo de uma vez);

  • Demorar muito tempo a urinar;

  • Demorar a começar a urinar; 

  • Ardor a urinar;

  • Necessidade de realizar esforço abdominal para conseguir urinar.

Sintomas de Enchimento - incluem: 

  • Vontade súbita de urinar; 

  • Incapacidade de reter a urina, quando se tem necessidade súbita de urinar;

  • Aumento da frequência das micções (Urinar muitas vezes);

  • Aumento do número de vezes que se urina durante a noite; 

  • Dor/sensação de peso abaixo do umbigo.

Sintomas pós-miccionais - traduzem-se em:

  • Sensação de não esvaziar completamente a bexiga;

  • Ficar a pingar urina no fim de urinar.

Sintomas mais frequentes do Cancro Metastizado (Avançado):

  • Dores ósseas, lombares ou noutras localizações;

  • Emagrecimento;

  • Falta de forças e cansaço (consequência da anemia, frequente nestes doentes).  

Diagnóstico do Cancro da Próstata - Exames Essenciais

Toque Rectal

Palpação da próstata para detectar a existência de nódulos ou áreas irregulares, com consistência dura.

Análise do PSA

Antígeno específico da próstata.

Tratamentos para o Cancro da Próstata

O tratamento do cancro da próstata depende da fase da doença em que é diagnosticado. Quando descoberto precocemente, o objetivo é curar a doença, já em casos mais avançados, controlar a doença, de modo a impedir a progressão da doença.
A braquiterapia prostática é uma das terapêuticas oncológicas mais eficazes no tratamento do cancro da próstata e pode ser utilizada entre 80 a 90% dos casos de tumores localizados.
A cirurgia laparoscópica, também designada de prostatectomia radical laparoscópica, é uma terapêutica cirúrgica usada no tratamento do cancro da próstata localizado.
A cirurgia assistida por robot no tratamento do cancro da próstata é uma abordagem inovadora. Consiste na utilização de um equipamento robótico, que ao contrário do que alguns doentes pensam, é integralmente controlado pelo médico. 
A cirurgia aberta, também conhecida por prostatectomia radical aberta, é a abordagem cirúrgica clássica, na qual o cirurgião acede à próstata por meio de uma incisão na pele. 
A Crioterapia Prostática utiliza temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir as células neoplásicas da próstata. 
A Radioterapia Externa é uma técnica utilizada no tratamento do cancro da próstata localizado, que ainda não disseminou para fora dos limites do órgão, ou em tumores localmente avançados, que afectam apenas a área adjacente à próstata. 
bottom of page